Evento será realizado, nesta semana, na cidade de Pará de Minas (MG)
Nesta semana, Pará de Minas (MG), irá se transformar na capital do Badminton para o surdos da América. Isso porque, entre os dias 13 e 16 de abril, a cidade irá sediar o 1º Campeonato Pan-americano de Badminton.
Realizado pela Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o campeonato terá a participação de equipes de cinco países. São eles: Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos e Paraguai.
Para divulgar o evento, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Pará de Minas realizou uma coletiva de imprensa na cidade. Na ocasião, a presidente da CBDS, Diana Kyosen falou sobre as expectativas para a realização do evento e sobre a parceria com a prefeitura da cidade.
“Nossa expectativa é muito positiva, principalmente pela cidade de Pará de Minas trabalhar com responsabilidade todas as questões de acessibilidade e inclusão por meio do esporte. Agradeço ao prefeito, ao vice-prefeito e secretário de Esporte, e toda sua equipe, pela parceria na realização deste evento de nível internacional, além do deputado Eduardo Barbosa pela Emenda Parlamentar”, destacou Diana.
Ela lembrou ainda que a cidade receberá outros eventos da mesma modalidade. “Graças a essa parceria com a prefeitura, vamos conseguir trazer outros eventos grandiosos para a cidade. Em maio, teremos a 1ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia e a Copa Sudeste de Futsal. E, em julho, teremos os mundiais de Badminton, serão outros dois eventos internacionais que irão mostrar a cidade de Pará de Minas para o mundo, dando uma visibilidade muito grande ao trabalho de inclusão por meio do esporte realizado”, completou a presidente da CBDS.
Para o vice-prefeito e secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, trata-se de um momento importante para a cidade. “Primeiro que estamos falando de um evento internacional, com um formato um pouco menor, mas já preparando a cidade para os mundiais que virão, logo a seguir. Além da promoção da cidade, dos valores do esporte com foco na inclusão, vamos mostrar a grandiosidade de Pará de Minas e mostrar que nós valorizamos o esporte.”
O vice-prefeito afirmou ainda que, até chegar neste evento, foram muitos anos de tratativas junto à CBDS. “A concretização desse evento tem a ver com oito anos de caminhada, que envolveu projetos na cidade, culminando no Pan-americano e depois nos mundiais”, completou.
Presente coletiva, o presidente da Federação Mineira de Desportos de Surdos (FMDS), Gabriel Hovelacque de Faria, falou sobre a importância de trazer eventos de alto nível para Pará de Minas. “Por muito tempo não tínhamos eventos de alto nível na cidade e eu sempre quis que Pará de Minas pudesse sediar eventos dessa magnitude. Então levei até a CBDS a proposta e tive uma abertura muito grande, tanto por parte da CBDS quanto da prefeitura, que entendi a importância do esporte e da inclusão. É a primeira vez na história que a gente vai ter um evento como esse na cidade e agradecemos a prefeitura pela parceria e apoio, tanto com a FMDS quanto com a CBDS”, enfatizou Gabriel.
O campeonato tem organização da FMDS e da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM), apoio da Prefeitura de Pará de Minas e patrocínio do Governo Federal. Sua realização foi possível ainda graças à Emenda Parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa.
Time Brasil no Panamericano
O Time Brasil que irá disputar o torneio terá à frente o técnico Noeslem Lima, que comandou a equipe na 24ª edição da Summer Deaflympics, realizada em Caxias do Sul, em maio de 2022.
Para o Pan-americano o Time Brasil será formado por sete atletas. São eles:
1. Gabriel Hovelacque de Faria – MG
2. Matheus Rocha da Costa – MG
3. Cauã Tadeu Ferreira da Silva – SP
4. Leonardo Manuel Domingos – PE
5. Geisa Vieira de Oliveira – SP
6. Amanda Ferreira Sanches – SP
7. Renata Faustino da Silva – RJ
Curso de Arbitragem de Badminton
Vale destacar ainda que estão abertas as inscrições para o curso de Arbitragem de Badminton, oferecido numa parceria entre a Federação Desportiva de Badminton de Minas Gerais (FDB-MG), a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e a Prefeitura de Pará de Minas.
Fonte: CBDS