Sociedade Bíblica do Brasil conta com o apoio da comunidade surda e de igrejas nos recursos para o trabalho de tradução
A comunidade surda, que abrange 70 milhões de pessoas no mundo, ainda enfrenta desafios para consumir conteúdos acessíveis. Existem mais de 400 línguas de sinais utilizadas pelas pessoas surdas, porém há pouco conteúdo traduzido.
Estima-se que 360 milhões de pessoas tenham algum tipo de surdez no mundo. No Brasil, 32 milhões são crianças e, ao todo, 5% da população têm algum grau de perda auditiva, o que representa 10 milhões de brasileiros.
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) trabalha desde 2003 com o Instituto de Expressão Surda (IES), produzindo materiais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e cooperando com a inclusão no país. Além disso, organizações como a The Seed Company, a American Bible Society e a United Bible Societies já produziram histórias bíblicas para crianças com porções do Antigo Testamento.
“Ter a Palavra de Deus na língua de sinais, símbolo importante de identidade e instrumento de interação social para os surdos, é fundamental. Por meio do acesso à tradução, eles podem crescer na fé e em seu relacionamento com Deus, além de desenvolver uma compreensão muito mais profunda e autônoma da Bíblia”, ressalta a SBB em nota.
“A tradução em Libras vai além da transcrição das palavras, ela precisa ser compreensível para a comunidade surda e ter sinais padronizados, principalmente para termos específicos da Bíblia. Além de uma estrutura de estúdio e profissionais para realizarem a gravação de cada um dos capítulos bíblicos”, complementa.
Para expandir esse trabalho e juntar esforços para traduzir mais porções da Bíblia em Libras, a Sociedade Bíblica do Brasil tem o objetivo de arrecadar fundos e conscientizar as pessoas acerca das necessidades da comunidade surda. Por isso, a campanha de doação está disponível e conta com ajuda da comunidade e de igrejas. Para aqueles que quiserem contribuir, o valor começa a partir de R$ 50, doados pelo site da organização, neste link.
Confira tradução da intérprete de Libras Kálita Terren, do texto de Gênesis 1, sobre a criação do universo, disponível no canal do YouTube da Sociedade Bíblica do Brasil, aqui!
Histórias em Libras para crianças
A coleção Aventuras da Bíblia em Libras traz algumas das histórias bíblicas preferidas da garotada. O leitor também pode acessar estas histórias gravadas em vídeos, contadas em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, através dos QR Codes impressos no início de cada história.
Esse é o quinto volume da série a Bíblia em Libras, um projeto inovador da SBB, desenvolvido em parceria com o Instituto Expressão Surda (IES). Para aqueles que quiserem conhecer a obra, acessem aqui!
Esse público tão especial está no foco de outro lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil. Os livretos Bilíngues Salmos e Provérbios são para colorir e memorizar e foram feitos especialmente para oferecer ao público infantil a oportunidade de conhecer a mensagem bíblica.
Além de mais de 20 ilustrações e textos inspirados nos livros bíblicos, em cada página há um QR Code, que leva para vídeos com os mesmos textos interpretados em Libras. Os livretos promovem a interação da criança surda com familiares, amigos e colegas de classe ouvintes. Para conhecer a obra, acesse aqui!
Confira a campanha Sinal de Esperança!
Fonte: Comunhão