Serviço irá oferecer intermediação entre surdo e intérprete para favorecer o acesso a serviços públicos
SÃO PAULO – Vem aí o Centro de Intermediação em Libras de Atibaia (CILA)! Com o objetivo de garantir acessibilidade à comunidade surda, Atibaia irá oferecer uma rede de intermediação entre o munícipe surdo, o intérprete e o servidor municipal na prestação de serviços públicos.
O serviço está programado para começar a partir do mês de março por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) que fica na Rua Zeferino Alves do Amaral, 78, térreo – Centro.
Serão realizadas visitas domiciliares e atendimento familiar junto com a rede socioassistencial; intermediação entre surdo e ouvinte em atendimentos para cadastramento no CadÚnico, requerimento de BPC, requerimento do Auxílio Brasil, consultas médicas, delegacia, envio de documentos no protocolo digital, entre outros; articulação com empresas para inserção dos surdos no mercado de trabalho e acompanhamento, além da realização de ações para dar visibilidade e sensibilizar a sociedade na empatia, comunicação e inclusão da comunidade surda no município em todos os setores.
A Prefeitura de Atibaia tem concedido atenção especial às pessoas com deficiência. No final de janeiro, a cidade recebeu o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, que discutiu políticas públicas voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência.
Por meio da Secretaria e Assistência e Desenvolvimento Social, Atibaia criou, ainda no ano passado, um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência na cidade, com o objetivo de planejar ações voltadas aos desafios encontrados no dia a dia e melhorias dos serviços públicos.
Fonte: Prefeitura de Atibaia