Nesta segunda-feira (29), o prefeito Ed Thomas (sem partido) assinou decreto permitindo o uso de um imóvel municipal pela Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Durvalino Paixão” (ASSPP).
A Associação dos Surdos e Surdas existe desde 2016; atende atualmente 110 pessoas de diversas faixas etárias, desde crianças até idosos, que possuem algum grau de deficiência auditiva.
Atualmente, oferece curso de libras, orientações com apoio de assistente social, atendimentos com psicólogos, apoio em geral aos assistidos e seus familiares, além de oficinas e rodas de conversa. Também é responsável pelo primeiro curso ofertado pelo Instituto Federal de Ensino de Prudente.
Luta incansável
Idealizada pela diretora Maria Darcy Mariz Morano, a associação lutava há sete anos para conseguir esse espaço, onde serão desenvolvidas oficinas, encontros com a comunidade e cursos de Libras. Atualmente, os cursos ocorrem no salão paroquial cedido pela Catedral de São Sebastião.
Em setembro do ano passado, a associação foi declarada de Utilidade Pública por meio de lei municipal sancionada por Ed Thomas. A medida garante segurança jurídica, autorizando a entidade a celebrar convênios e a regulamentação completa, permitindo assim a liberação dos documentos para solicitar recursos públicos e emendas parlamentares.
“Essa é uma conquista da entidade em demonstração do respeito à entidade, reconhecendo o trabalho prestado em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Agora, a entidade terá local próprio para oficinas e atividades”, diz o prefeito.
O ato contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, da assessora da SAS, Eloize Teixeira, e do secretário de Administração, Donizete Veloso, que fez a leitura do decreto.
Pela entidade, marcaram presença o presidente Carlos Ivan Vilhalba, além dos diretores e membros Dulce Mariz Vilhalba; Maria Darcy Morano; Melissa Morano, Flávio Gonçalves; e da psicóloga Jessica Vergani.
Novo local
A Associação dos Surdos atenderá na Rua Joaquim Tofanelli, 280, Jardim Sabará, em Presidente Prudente.
Fonte: Portal Prudentino