A última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na semana passada, teve como pauta em destaque a apresentação de um aplicativo de comunicação e tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade surda. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do conselho, Welber Elias, e aconteceu na sala de reuniões do Gabinete.
SÃO PAULO – A exposição do aplicativo foi feita pelo professor de Libras, Alexssandro Silva da Fonseca. A ferramenta, segundo ele, oferece uma central de atendentes que facilita a comunicação com profissionais de saúde no momento do atendimento e em outros serviços. A tradução de libras durante a reunião foi realizada pela voluntária Lucélia Fernanda Ribeiro Vidigal.
Na ocasião, os conselheiros também aprovaram a renovação dos convênios da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril). A coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (Nasf), Josiane Miranda, apresentou um panorama das ações realizadas nas campanhas Setembro Amarelo e Setembro Vermelho. O andamento das obras de reforma da UBS Anavec também foi tema da reunião.
Participaram da reunião o assessor executivo da Secretaria de Saúde, Alexandre Ferrari, e os diretores da pasta, Rafael Botteon (Fundo Municipal de Saúde), Hugo Luz (Gestão Administrativa), Maria Fernanda Dionízio (Urgência e Emergência), Andresa Barros (Atenção Secundária), Renata Martins (Vigilância em Saúde) e Faedra Rosada (Atenção Primária).
Fonte: Prefeitura de Limeira