** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

IBGE estipula que no Brasil há cerca de 10 milhões de pessoas com problemas de audição

Cerca de 10 milhões de pessoas têm alguma deficiência auditiva no Brasil, mas só 22,4% sabem usar a língua de sinais para se comunicar. A informação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), marca a importância do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – forma de comunicação e expressão usada pela comunidade surda no Brasil.

Segundo pesquisa da Federação Mundial dos Surdos, 80% das pessoas surdas têm dificuldades com línguas escritas devido à falta de acesso à educação. Línguas de Sinais possibilitam comunicação eficaz, permitindo atividades inclusivas como estudo e trabalho.

A Libras é uma língua de sinais utilizada no Brasil. Ela não é simplesmente um sistema de gestos, mas sim uma língua com estrutura gramatical própria, com suas próprias regras e vocabulário. Vale ressaltar que não é idioma.

O presidente da Associação dos Surdos, Jorge Rodrigues, disse que a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é como qualquer outra. “É por meio dela que a gente se expressa plenamente, interage com as pessoas surdas, conserva a nossa história enquanto comunidade, sem isso a gente não tem nada”, reforçou.

No Brasil, a Libras foi oficialmente reconhecida como uma língua pela Lei nº. 10.436/2002, que a tornou reconhecida e respeitada pelo governo e instituições. Isso foi um marco importante na inclusão de pessoas surdas na sociedade brasileira.

As Línguas de Sinais não são universais, o que significa que diferentes países e regiões podem ter suas próprias formas. A origem remonta a comunidades surdas que criaram sistemas de comunicação gestual para se comunicar entre si.

Línguas de Sinais pelo Mundo

Assim como a Libras, muitos outros países têm suas próprias línguas de sinais. Alguns exemplos como:

Língua Americana de Sinais (ASL): Um estudo da Universidade de Gallaudet mostrou que ela é a língua nativa de entre 500 mil a 2 milhões de pessoas.

Além dos Estados Unidos, ela também é a Língua de Sinais utilizada em países como: Filipinas, Mauritânia, Quénia, Madagáscar, Zimbabué, Porto Rico, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Chade, Gabão, República Centro-Africana, Singapura, Hong-Kong, República Dominicana e Haiti.

Língua de Sinais Francesa (LSF): Uma das mais antigas da Europa e é a língua materna de mais de 100 mil franceses.

Fonte: ESBrasil

- Publicidade -