Na quarta-feira, 30/09, comemora-se o Dia Internacional do Surdo.
Nesta mesma data, Ana Rafaela lança o clipe do seu mais recente single: “Eu Vi Quando Você Chegou”. Estrelado pela própria cantora, o vídeo é todo traduzido para Libras, a Língua Brasileira de Sinais usada por surdos.
“A pandemia e o isolamento social decorrente dela nos levou a pensar sobre muitas coisas. Os abismos, as desigualdades. Eu, que sempre adorei a língua de sinais, pensei muito na possibilidade de tornar o meu trabalho mais acessível aos surdos e deficientes auditivos em geral. Este clipe é uma forma de carinho a este grupo de pessoas”, declara Ana Rafaela.
“Eu Vi Quando Você Chegou” é a terceira música lançada pela cantora e compositora cuiabana que, motivada pelas incertezas ocasionadas pela pandemia, decidiu lançar o seu novo disco aos poucos. “A pandemia mexeu com o nosso cronograma de lançamento e de shows. Mais ainda, mexeu com as nossas certezas sobre o futuro. Por este motivo, eu decidi ir lançando o “Despertar” aos poucos. Dando às pessoas mais tempo para ir conhecendo estas novas músicas. E conhecendo o meu novo ‘eu’”, reflete Ana Rafaela sobre si e o cenário cultural.
“Eu Vi Quando Você Chegou” é mais uma das canções inéditas de César Lacerda dentro do disco. Lacerda, que já foi gravado por artistas como Maria Bethânia e Gal Costa, é também o diretor artístico deste novo trabalho da Ana Rafaela. “A Ana é uma cantora muito talentosa. Sua habilidade vocal é impressionante. E o resultado do registro desta música comprova o que digo com beleza e doçura”, elogia César.
O arranjo grandioso deste novo single contou com um octeto de cordas arregimentado pelo guitarrista e arranjador paulista Conrado Goys. O arranjo de cordas criado pelo músico expandiu os sentidos da canção dando contornos cinematográficos à obra. Ainda além, a presença de Tó Brandileone tocando guitarra e programações, potencializa a beleza estética e imagética na canção. A produção musical é de Raul Misturada.
Além dos singles já lançados, o álbum traz outras canções inéditas assinadas por expoentes da nova música brasileira como Tó Brandileone, Phill Veras, Paulo Novaes e César Lacerda.
Sobre Ana Rafaela:
Nascida em Cuiabá, Mato Grosso, Ana Rafaela cresceu em uma família de músicos e o interesse pela música surgiu ainda na infância. Aos 11 anos entrou para um coral e na adolescência aprimorou suas habilidades artísticas com cursos de canto, violão e teatro.
Com apenas 18 anos conquistou o público e ganhou projeção nacional ao ser uma das finalistas da primeira edição do The Voice Brasil. Em 2015, lançou seu primeiro álbum, Cantos.
Atualmente residindo em São Paulo, Ana Rafaela lança seu segundo trabalho, Despertar. Com sua voz suave e extremamente afinada, Ana Rafaela desponta como uma das promessas da nova música brasileira.
Fonte: Jornal Estadão – Mato Grosso