Agenda da CBDS nos próximos três anos tem a Surdolimpíada Nacional, o Mundial da Juventude Surda e a Surdolimpíadas de Inverno
A proximar as ações do Ministério do Esporte da comunidade de surdos de todo o Brasil foi tema de audiência da presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Sazano, com a ministra do Esporte, Ana Moser, nesta terça-feira (21.03).
A CBDS também busca apoio para criar polos, ou seja, escolas para capacitação no ensino de Libras. “Já formamos cem professores, agora queremos ampliar esses polos, priorizando a região Nordeste, carente de prática esportiva para esse público. Com a consolidação desse projeto, nosso objetivo é ampliar o número de atletas surdos nas competições esportivas”, ressaltou Diana Sazano.
Ana Moser mostrou-se bastante receptiva com as ações e projetos apresentados pela representante da CBDS. A ministra também explicou as dificuldades enfrentadas e as alternativas possíveis para a consolidação de algumas ações. “Vamos buscar intermediar recursos de emendas parlamentares e contrapartidas com empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE)”, afirmou.
Adepta da pauta, a deputada federal Luísa Canziani explicou a necessidade de inclusão dos eventos desportivos de surdos no calendário oficial do Ministério do Esporte. “São três grandes competições que farão parte da agenda da CBDS nos próximos três anos: a Surdolimpíada Nacional, em dezembro de 2023, o Mundial da Juventude Surda, em janeiro de 2024 e a Surdolimpíadas de Inverno, na Turquia, em 2024”, listou.
Ao longo de mais de 36 anos de existência, a CBDS atua na inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte e conta com cinco mil atletas de 20 estados filiados, milhares de profissionais nas comissões técnicas e 120 entidades que formam a rede da Confederação.
Também participaram da reunião pelo Ministério do Esporte o secretário interino de Paradesporto, Fábio Augusto Araújo, a chefe da Assessoria Parlamentar, Jane Diehl, e o assessor especial, Diogo André, além do prefeito da cidade de Sapopema (PR), Paulinho Branco.
Fonte: Governo Federal