Com um espetáculo teatral interativo e divertido, cerca de 90 alunos das EMEFs Bilíngue para Surdos Vitória e João Palma da Silva prestigiaram a peça “Era uma vez no Reino da Imaginação”. A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (11) e contou com audiodescrição em Libras, feita pelos professores Patrícia da Cunha e Claudionir Borges, ambos da escola Vitória.
RIO GRANDE DO SUL – Ao final da apresentação, todos os estudantes ganharam livros da história, adaptados às suas necessidades. Isabel Oliveira, 13 anos, aluna do 8º ano da EMEF Vitória, relatou, em Libras, como foi participar da atividade. “Gostei bastante da história, foi super legal e divertido. Fiquei admirada que era um teatro bem feliz, com várias brincadeiras e risadas”, falou a menina.
“Sempre buscamos parcerias para oportunizar a todos os nossos alunos atividades e experiências lúdicas. Foi muito gratificante ver a felicidade de todas as crianças que participaram hoje, eles aproveitaram e gostaram bastante, foi uma apresentação maravilhosa, proporcionando e efetivando a inclusão entre as escolas”, destacou a assessora pedagógica da Unidade de Inclusão da Educação da SME, Adriana da Rosa Botelho.
A apresentação foi oferecida pelo grupo Magistral Produções, com realização do Teatro Produção Urbana, financiamento do Governo do Estado e parceria da Secretaria Municipal de Educação.
Escola Bilíngue para Surdos Vitória
Inaugurada em 2003, a EMEF Bilíngue para Surdos Vitória foi a primeira escola do Estado a implementar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar. O ensino bilíngue foi adotado para que todos possam compreender e se comunicar com colegas que não ouvem ou não falam.
No local, são atendidos cerca de 40 alunos em tempo integral, e as aulas são dadas em Libras e em português. As duas disciplinas têm a mesma carga horária de ensino, com três períodos semanais para cada conteúdo. Todos os professores e a equipe diretiva se comunicam em Libras. Os demais profissionais são treinados para ter fluência. As salas de aula foram personalizadas para os surdos, com espaços planejados com apelo visual chamativo, característica marcante no aprendizado das libras.
Fonte: Prefeitura de Canoa