- Publicidade -

Alunos começam a ter aula de Libras na rede municipal de Araguaína

Primeiras aulas iniciaram na semana passada para 1.867 crianças matriculadas nas 77 turmas do quinto ano. A nova disciplina também trabalha a inclusão social.

TOCANTINS – Estudantes da rede municipal de Araguaína começaram a ter aula de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A disciplina começou a ser introduzida como matéria escolar para 1.967 crianças matriculadas nas 77 turmas do quinto ano.

As primeiras aulas começaram na semana passada. A introdução da matéria será gradativa para os alunos das outras séries. Além do conhecimento linguístico, a nova disciplina trabalha a inclusão social com explicações sobre a surdez, segundo o município.

Alguns professores são surdos e atuam em parceria com intérpretes nas salas de aula. Um deles é o professor Cleysson Wender, que perdeu parte da audição por conta de uma meningite logo após nascer.

“Eu usei aparelho, aprendi verbalizar um pouco, mas não gostei, era muito barulho”, contou o professor sobre a opção de se comunicar por Libras como primeira língua.

De acordo com a diretora de Ensino Especial da Secretaria Municipal da Educação, Ana Paula Oliveira, a nova disciplina será um grande avanço para o processo de inclusão escolar e funcionará na prática como qualquer outra disciplina.

“Cada turma terá uma hora de aula por semana e atividade avaliativa bimestral para saber o desenvolvimento alcançado naquele período. A introdução da matéria será gradativa e logo chegará para todos os anos”, afirmou.

Ana Paula ainda explicou que as aulas ministradas por professores surdos ajudam na efetividade do ensino. “É a língua natural deles e por isso têm mais propriedades para ensinar. Isso também é muito importante para outros alunos com surdez, até pela questão de identidade, ali tem um profissional que também tem uma deficiência e isso enriquece o aprendizado”.

Fonte: G1

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo