“Cuboteca” utiliza a tecnologia de realidade virtual e interfaces naturais.
SANTA CATARINA – Montar palavras utilizando cubos coloridos é uma atividade lúdica bastante utilizada com crianças. Mas, e se essa atividade ocorrer em uma ampla sala de uma espaçonave interestelar? Esse é um dos ambientes que está sendo testado com o protótipo do “Cuboteca”, um jogo em realidade virtual com interfaces naturais, desenvolvido por um grupo do curso de Design de Jogos e Entretenimento Digital (Balneário Camboriú) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que auxilia no letramento de crianças com necessidades especiais auditivas.
O grupo vem participando de atividades do Serviço de Atenção à Pessoa Surda (SAPS) da Univali, além de trocarem ideias com as equipes do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU) e com o psicólogo Júlio Cezar Gonçalves do Pinho. A ideia é que a partir desta imersão eles conheçam a realidade e contexto do público-alvo do jogo e identifiquem oportunidades de melhorias e desdobramentos da iniciativa, como jogos para o celular.
Nos cubos dispostos na tela do “Cuboteca”, há letras e sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desta forma, a ferramenta pode ser utilizada como apoio no letramento de crianças surdas. “Com este jogo entregamos múltiplas possibilidades ao educador. Agora, o desafio é apresentar esta tecnologia, que depende de um equipamento importado, de forma acessível, para utilizarem em sala de aula”, comenta o professor Ewerton Alonso.
O protótipo é o primeiro do grupo, que participa do programa de incubação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Univali (Uniinova), com a essência do uso da tecnologia focada na educação.
Fonte: https://www.univali.br/noticias/Paginas/academicos-e-professor-da-univali-criam-jogo-que-auxilia-no-letramento-de-surdos-.aspx