** Quer ficar por dentro das notícias primeiro? **
Acesse nosso canal no Telegram

Objetivo é promover a valorização da língua, identidade e cultura surda, assim como discutir o fortalecimento dos programas e ações da educação bilíngue

Já estão abertas as inscrições para o evento “Setembro Azul/Surdo pela equidade linguística”, que será promovido pelo Ministério da Educação (MEC), entre os dias 26 e 28 de setembro, em Brasília (DF). O objetivo do evento é promover a valorização da língua, da identidade e da cultura surda, assim como discutir o fortalecimento dos programas e das ações que o MEC desenvolve para a educação bilíngue desse público. As atividades serão originalmente em Libras, com tradução para a língua portuguesa. Os interessados em participar devem preencher formulário de inscrição.

A iniciativa é da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). As discussões têm como público alvo familiares, professores, profissionais, pesquisadores, comunidades, movimentos sociais, conselhos, secretarias da educação e demais pessoas interessadas na temática.

O evento começa no dia 26 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Surdo. A data foi criada em 1857, por conta da fundação, no Rio de Janeiro, da primeira escola de surdos no Brasil, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Programação – Na abertura, haverá uma Palestra Magna e três paineis sobre os temas “Entidades representativas da comunidade surda pela causa dos direitos das pessoas surdas”; “Papel das instituições sobre a formação dos sujeitos surdos em uma perspectiva cultural” e “Família de surdos – narrativa de experiência e os desafios na sociedade e na Educação”. Os palestrantes do evento ainda estão sendo confirmados. Mais detalhes estão disponíveis na página do evento.

Setembro Azul – A escolha do mês de setembro para comemorar a luta pelos direitos da comunidade surda foi devido a várias datas que têm grande relevância para a história da educação dos surdos, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado em 23 de setembro – data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), comemorando a criação da Federação Mundial dos Surdos; e o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro.

A escolha da cor azul é baseada nas cores oficiais da Federação Mundial de Surdos (World Federation of the Deaf – WFD) e simboliza a contínua luta dos surdos contra a opressão e contra as tentativas de abolir as línguas de sinais. A iniciativa, também conhecida como Setembro Surdo, é uma campanha anual, para trazer visibilidade à comunidade, bem como difundir sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Educação Bilíngue de Surdos. A campanha também visa à conscientização da diferença linguística, identitária e cultural.

Fonte: Ministério de Educação

- Publicidade -